Nas historias das "Mil e Uma Noites" , contadas por Shahrazad, estava lendo acerca da vida do Vizir Nuruddin Ali. É na 74ª noite das historias das Mil e Uma Noites que Shahrazad conta-nos as ultimas palavras do vizir, que faz recomendações ao seu filho, Badruddin Hasan.
" Badruddin Hassan, meu filho, a primeira recomendaçao é : não tenha intimidade com ninguém e assim escapará de acidentes;a segurança está na solidao; nao se misture nem se associe a ninguém, pois eu ouvi um poeta dizendo:
'Ninguém há nesse tempo cujo afeto se deseje,
nem amigo que nas vicissitudes seja fiel;
vive sosinho e nao confies em ninguem:
é o conselho que te dou, e basta.'
A segunda, meu filho, é: nao oprima ninguém, caso contrario o destino oprimará você. O destino num dia está a seu favor e noutro está contra, e o que o mundo lhe dá amanhã terá de ser pago. Eu já ouvi o poeta dizer:
' Reflete e nao te apresses no que almejas;
sê clemente e como tal serás reconhecido;
nao existe mao sobre a qual nao esteje a de Deus,
nem opressor que não será oprimido por outro.'
A terceira recomendação : observe o silencio, desvie os olhos dos defeitos alheios e contenha a sua língua, pois já se dizia: 'Quem observa o silencio se salva'. Também ouvi o poeta dizer:
'Mudez é adorno e silêncio é segurança;
se acaso falares, nao sejas linguarudo, pois,
ainda que alguma vez te arrependas de tua mudez,
de teres falado sempre te arrependerás.'
A quarta, meu filho: eu o previno contra o consumo de vinho, pois ele é o motivo de toda discordia; o vinho faz perder juízo. Cuidado, muito cuidado para não tomar vinho, pois eu ouvi o poeta dizer:
'Larguei o vinho, parei de bebê-lo
e de seus censores amigo virei:
é bebida que afasta do bom caminho,
e do mal escancara os portões.'
E a quinta, meu filho: preserve o seu dinheiro e ele o preservará; guarde o seu dinheiro e ele o guardará, nao abuse de seu dinheiro, pois caso contrário você precisará de gente inferior; conserve as moedas, que sao ungüento, pois eu ouvi alguém dizer:
' Se o meu dinheiro escasseia, ninguém me acompanha,
mas quando ele aumenta, companhia todos se tornam;
quanto amigo para torrar dinheiro me acompanhou,
e quanto amigo, esgotado meu dinheiro, me abandonou!'
Aceite, pois, minhas recomendações"
"E o vizir nao cessou de repetir as recomendaçoes até que seu sopro vital se esvaiu, e ele foi então carregado e enterrado. "
Trechos do Livro das Mil e Uma noite-volume 1- ramo sírio. Traduzido diretamente do árabe por Mamede Mustafa Jarouche. Editora Globo.
Um comentário:
como assim nenhum comentario em mais de 24 horas?!
ta lindo seu blog Rorinha! Eeeeemo! UAHSUAHSUHAUHSUH
to zuando ;)
beijo
Postar um comentário