quinta-feira, 13 de setembro de 2007

As recomendações do vizir...

Nas historias das "Mil e Uma Noites" , contadas por Shahrazad, estava lendo acerca da vida do Vizir Nuruddin Ali. É na 74ª noite das historias das Mil e Uma Noites que Shahrazad conta-nos as ultimas palavras do vizir, que faz recomendações ao seu filho, Badruddin Hasan. " Badruddin Hassan, meu filho, a primeira recomendaçao é : não tenha intimidade com ninguém e assim escapará de acidentes;a segurança está na solidao; nao se misture nem se associe a ninguém, pois eu ouvi um poeta dizendo: 'Ninguém há nesse tempo cujo afeto se deseje, nem amigo que nas vicissitudes seja fiel; vive sosinho e nao confies em ninguem: é o conselho que te dou, e basta.' A segunda, meu filho, é: nao oprima ninguém, caso contrario o destino oprimará você. O destino num dia está a seu favor e noutro está contra, e o que o mundo lhe dá amanhã terá de ser pago. Eu já ouvi o poeta dizer: ' Reflete e nao te apresses no que almejas; sê clemente e como tal serás reconhecido; nao existe mao sobre a qual nao esteje a de Deus, nem opressor que não será oprimido por outro.' A terceira recomendação : observe o silencio, desvie os olhos dos defeitos alheios e contenha a sua língua, pois já se dizia: 'Quem observa o silencio se salva'. Também ouvi o poeta dizer: 'Mudez é adorno e silêncio é segurança; se acaso falares, nao sejas linguarudo, pois, ainda que alguma vez te arrependas de tua mudez, de teres falado sempre te arrependerás.' A quarta, meu filho: eu o previno contra o consumo de vinho, pois ele é o motivo de toda discordia; o vinho faz perder juízo. Cuidado, muito cuidado para não tomar vinho, pois eu ouvi o poeta dizer: 'Larguei o vinho, parei de bebê-lo e de seus censores amigo virei: é bebida que afasta do bom caminho, e do mal escancara os portões.' E a quinta, meu filho: preserve o seu dinheiro e ele o preservará; guarde o seu dinheiro e ele o guardará, nao abuse de seu dinheiro, pois caso contrário você precisará de gente inferior; conserve as moedas, que sao ungüento, pois eu ouvi alguém dizer: ' Se o meu dinheiro escasseia, ninguém me acompanha, mas quando ele aumenta, companhia todos se tornam; quanto amigo para torrar dinheiro me acompanhou, e quanto amigo, esgotado meu dinheiro, me abandonou!' Aceite, pois, minhas recomendações" "E o vizir nao cessou de repetir as recomendaçoes até que seu sopro vital se esvaiu, e ele foi então carregado e enterrado. " Trechos do Livro das Mil e Uma noite-volume 1- ramo sírio. Traduzido diretamente do árabe por Mamede Mustafa Jarouche. Editora Globo.

Um comentário:

mari.who disse...

como assim nenhum comentario em mais de 24 horas?!


ta lindo seu blog Rorinha! Eeeeemo! UAHSUAHSUHAUHSUH

to zuando ;)
beijo