segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Joaquín Cortés

Apesar de todo o meu conhecimento acerca del Flamenco (que não é pleno, mas seria mentira dizer que é pouco), até então não conhecia bem o que fazia Joaquín Cortés, o bailaor. Mas pelo o que sempre via o anunciando, sempre achei que não era algo muito fiel à nosotros, ao Flamenco. Aparições em shows de Jennifer Lopez, celebridade em meio à norteamericanos do tipo Paris Hilton, não sei. O link para o vídeo do Farruquito me atraía sempre mais do que um vídeo do Joca. Pelo o que eu sempre ouvia falar, também, um certo conjunto de fatos me faziam deixar ele pra lá. (Aurora esnobando Joaquín Cortés, pode?) Mas eis que um dia (hoje) caí na Graça Divina de abrir um vídeo, gravação de um espetáculo seu. Sabe a expressão : "Paguei pau" ? Pois é, a repeti 4 vezes enquanto o assistia. Acontece que o meu (nosso) querido Juca está munido de músicos maravilhosos, e isso garante mais da metade do esplendor do show. A atitude poser "apreciem meu lindo torso nu" não se encaixa no flamenco, nem o excesso de "Floreos" (ok, mesmo quem não saca a expressão flamenca vai entender essa). Mas ganhou o meu coração, o Cortés. Às vezes penso que talvez quem tenha ganhado meu coração tenham sido somente os músicos, mas na verdade seu "Salero" é sujeito da voz ativa acima. Aos sortudos que assistirem: quando o Juca estiver meio chato, com seus frufrus, preste atenção na música (divina). Gracias. Olé. O primeiro e o segundo vídeo são fragmentos do espetáculo "Joaquín Cortés y su flamenco" e no início da primeira "amostra" Joaquín interpreta um touro. (Achei necessário o comentário) É uma "Seguirilla" que inusitadamente cai num "Tangos", e o segundo vídeo é uma "Alegría". ;)

Nenhum comentário: